O último “Rei da América” do Santos
Neste século, quatro jogadores que venceram o prêmio de “Rei da América”, dado para o melhor jogador do futebol sulamericano na temporada, jogaram no Santos Futebol Clube. Um deles é Carlos Sanchez, que venceu em 2015, atuando pelo River Plate. O outro é Luan, que ganhou o prêmio pelo Grêmio em 2017. O principal é Neymar, que ganhou duas vezes vestindo a camisa santista, em 2011 e 2012. No entanto, o último atleta alvinegro a conquistar tal feito foi o atacante Marinho, em 2020.
Marinho venceu a premiação concedida pelo jornal “El País” com o voto de 80 jornalistas do continente sulamericano, com 21 votos a mais que o segundo colocado, Nacho Fernandéz, na época atuando pelo River Plate. Hoje no Flamengo, Marinho ficou marcado naquela temporada por seu desempenho fantástico que acabou levando o Peixe para a final da Copa Libertadores, contra o Palmeiras.
Marinho foi o segundo jogador a não ser campeão da Liberadores ou Sulamericana e mesmo assim receber o prêmio. O primeiro foi o próprio Neymar, em 2012. Júlian Martinez, ex-River Plate, repetiu o mesmo feito em 2021. Além de Rei da América, Marinho também conquistou o prêmio de melhor jogador da Libertadores naquele ano.
Ele também fez parte do “time ideal” daquela edição do campeonato sulamericano, montado por 400 jornalistas de todo o continente. O Peixe também teve outros dois atletas na seleção. Confira: Weverton (Palmeiras); Montiel (River Plate), Lucas Veríssimo (Santos), Gómez (Palmeiras) e Viña (Palmeiras); Pérez (River Plate), Fernández (River Plate), Marinho (Santos) e Soteldo (Santos); Rony (Palmeiras) e Borré (River Plate).
Relembre os números de Marinho pelo Santos em 2020
No ano de 2020, Marinho realizou 43 jogos com a camisa do Santos. Foram 17 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. O atacante marcou 24 gols, sendo 17 deles no Campeonato Brasileiro. Além disso, Marinho distribuiu oito assistências.